Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 2 resultado(s)


Pré-Escolar com Febre de Origem Indeterminada Associada à Poliartrite

Nascimento, T.J.; Lessa, M.; Pinto, L.A.M.; Santos, J.L.

Revista de Pediatria SOPERJ - V.15(supl 1), Nº2, p39, Março 2015

Resumo

INTRODUÇÃO: A febre de origem indeterminada representa um grande desafio diagnóstico na pediatria.
OBJETIVO: Descrever o caso de um pré-escolar com febre de origem indeterminada associada àpoliartrite.
MATERIAL E MÉTODO: Pré-escolar do sexo masculino, de 3 anos e 10 meses, apresentava febre diária há 6 meses, associada à artrite em joelhos e tornozelos, em episódios intermitentes, com intervalos assintomáticos, mas progressivamente mais curtos. Relatou-se história pregressa de pneumonia tratada ambulatorialmente há 8 meses, além de contato domiciliar com familiar portador de tuberculose bacilífera. Na investigação complementar, a radiografia de tórax evidenciou infiltrados retrocardíaco e peri-hilar bilateral, apresentando prova tuberculínica flictenular, forte reator (14 mm) e VHS de 120 mm na 1ª hora. Foi aventada, então, a hipótese diagnóstica de Reumatismo de Poncet.
RESULTADOS: A artropatia ou o Reumatismo de Poncet é uma rara manifestação da tuberculose, apresentando-se como artropatia crônica com períodos de remissão, associada à hiperergia da prova tuberculínica.
CONCLUSÃO O diagnóstico diferencial de casos de febre de origem indeterminada exige investigação cuidadosa, a partir de anamnese e exame físico detalhados. Nesse caso, hipóteses como artrite idiopática juvenil e neoplasias hematológicas devem ser lembradas. Além disso, apesar das manifestações músculo-esqueléticas da tuberculose estarem presentes em apenas 2% dos casos da doença, trata-se de uma condição de alta prevalência, devendo sempre ser incluída no diagnóstico diferencial.

 

Responsável
ELISA BARROSO DE AGUIAR


Palavras-chave:

Relato de Caso de Adolescente com Arterite de Takayasu Associada à Tuberculose Ganglionar

Aquino, J.H.W.; Barreto, R.; Castiglione, A.A.; Cortezzi, P.; D´Abreu, H.C.; Lima, F.B.; Masiero, A.; Rebouças, L.I.; Santos, J.L.

Revista de Pediatria SOPERJ - V.15(supl 1), Nº2, p38, Março 2015

Resumo

INTRODUÇÃO: Arterite de Takayasu é uma doença inflamatória idiopática, crônica e progressiva, que afeta artérias de grande e médio calibre, especialmente a aorta, seus principais ramos e as artérias pulmonares e coronárias, com elevada morbidade.
OBJETIVO: Discutir o diagnóstico de arterite de Takayasu associada à tuberculose ganglionar em adolescente.
MATERIAL E MÉTODO: Adolescente do sexo feminino, 13 anos, encaminhada da Estratégia de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), apresentando adenomegalias em cadeia cervical posterior direita há 7 meses, além de hipertensão, cefaleia incapacitante e emagrecimento. Relatou história prévia de AVE e tuberculose ganglionar. Ao exame físico, apresentou assimetria de pulsos radiais e de pressão arterial entre os membros superiores. Investigação complementar com exames de imagem confirmou o diagnóstico de arterite de Takayasu, associada à tuberculose ganglionar, diagnosticada por biópsia.
RESULTADOS: É relevante destacar que a arterite de Takayasu é a terceira causa de vasculite na infância e na adolescência. A faixa etária de maior incidência dessa doença situa-se em menores de 20 anos, com elevada morbidade, sendo responsável por mais da metade dos casos de hipertensão renovascular em indivíduos jovens. Além disso, deve-se destacar a já descrita associação da arterite de Takayasu à tuberculose, doença infecciosa de grande prevalência no Rio de Janeiro.
CONCLUSÃO Este caso possibilitou uma reavaliação crítica sobre a importância da anamnese e do exame físico minuciosos, visto que as histórias da doença atual e patológica pregressa apresentaram indícios de uma doença sistêmica em evolução, com importantes sinais ao exame físico.

 

Responsável
ELISA BARROSO DE AGUIAR


Palavras-chave: